quinta-feira, 28 de maio de 2015

eu li: Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven

Dois jovens preste a escolher a morte, despertam um no outro a vontade de viver.

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Duas pessoas completamente diferentes um do outro, porem com o mesmo objetivo: o desejo de se matar. Violet era a garota popular do colégio e tinha a vida perfeita, mas tudo isso muda com a morta da sua irmã mais velha, Eleanor, em um acidente de carro e depois disso sua vida não foi mais a mesma, ela conta os dias para a o dia da formatura e poder sair da cidade que lhe trazia lembranças tão dolorosas.
Theodore “aberração” é um garoto depressivo, esquisito e passa à vida pesquisando formas diferentes de suicídios, em um desses dias ele sobe ate a torre do sino da escola e lá encontrar Violet, em meio uma crise de pânico, ele a impede de se jogar da torre, e depois desse quase ato de suicídio boatos começam a correr pela escola, dizendo que foi Violet que ajudou Finch a não se jogar da torre.
Após alguns dias desse acontecimento em uma aula de geografia o professo propõe um trabalho para conhecer lugar pela cidade e assim começa a aventura desses dois jovens.

A narrativa se alterna entre Theo e Violet no decorrer do livro e é em primeira pessoa, um pouco melancólica mas com um pitadinha de humor a leitura se torna mais suave no fim. Finch conta os dias após um “apagão” que teve e já Viole faz uma contagem regressiva ate a formatura.
Juntos eles visitam lugares incríveis e cheios historia por Indiana como Blue Flash e Blu Too, que nada mais são que duas montanhas russas que foram construídas no quintal do seu criador John Ivers, e o meu favorito o Gravity Hill, são declives que, por uma ilusão de ótica criada pela paisagem no entorno, entre um lugar e outro eles se envolvem em um dos romance mais fofos que já li, mesmo sendo meio imprevisível, Finch faz com que Violet se sinta amada a cada dia que passa, mas isso não muda o fato de ainda sofre com alguns problemas que ainda o afetam.


O livro é incrível do começo ao fim, o modo como a autora relata assuntos como suicídio e depressão faz com que a gente reflita em alguns momentos da historia, mas ao mesmo tempo nos faz torcer pelo romance dos personagens principais, eu fiquei muito feliz por ter acompanhado um historia tão linda e tão emocionante como de Finch e Violet.